top of page

Tópicos importantes

 

Batalha dos Guararapes 1648-1649

 

1 -  O Rei  não esboçou esforço em ajudar a populaçao de Pernambuco à expulsar o invasor ( nem mesmo com as súplicas de seus súditos). Aqui nota-se claramente o abandono que Pernambuco sofreu, tendo que lutar sozinhos.

 

2 -  D. Joao IV desautorizara a Insurreição Pernambucana contra o domínio holandês, do que estes muito se valiam espalhando a notícia.

 

3 -  Henrique Dias (um dos protagonistas do acontecimento) escreveu uma carta direcionada à Maurício de Nassau (Holanda) que afirma claramente que Pernambuco  era a sua pátria, e também a pátria de Felipe Camarão ( outro protagonista do acontecimento). Desmentindo a afirmação que a Batalha dos Guararapes é o nascimento da nacionalidade brasileira. Isto é uma distorção dos fatos. A batalha dos Guararapes, é na verdade o berço da NACIONALIDADE PERNAMBUCANA.

 

4- Pernambuco teve uma grande oportunidade de ter declarado sua independencia, porém não fizeram. Mesmo tendo sido abandonados pelo próprio Rei que não faria nada para ajudá-los, mantiveram-se ainda fiéis a Coroa e devolveram o território.

 

Revolução Pernambucana - 1817

 

1 -  Os pernambucanos foram obrigados a pagar impostos para a manutenção da iluminação pública do Rio de Janeiro, enquanto no Recife era praticamente inexistente a dita iluminação;

 

2 - À medida que o calor das discussões e da revolta contra a opressão portuguesa aumentava, crescia, também, o sentimento de patriotismo dos pernambucanos, ao ponto de passarem a usar nas missas a aguardente (em lugar do vinho) e a hóstia feita de mandioca (em lugar do trigo), como forma de marcar a sua identidade. Este sentimento continua até os dias de hoje.

 

 

Confederação do Equador - 1824

 

1 -  Paes de Andrade enviou convites às demais províncias do norte e nordeste do Brasil para que se unissem a Pernambuco e formassem a Confederação do Equador. Em tese, o novo Estado republicano seria formado pelas províncias do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Pernambuco. Contudo, NENHUMA delas aderiu à revolta separatista, com a exceção de algumas vilas da Paraíba e vilas do Ceará.

 

bottom of page